Everything venceu um prêmio de melhor curta no festival de Viena

Um video game pode disputar um Oscar de melhor animação

Por esta você não esperava. O jogo independente e bem artístico Everything agora é, tecnicamente, elegível para disputar o Oscar. O jogo permite ao jogador assumir o controle de qualquer coisa em seu mundo digital. O jogo foi apresentado como um curta-metragem no Festival de Curtas de Viena e venceu o prêmio do júri de Melhor Animação.

Graças à vitória e a regras complexas, o game se tornou elegível para a categoria de Melhor Curta em Animação do Oscar. A notícia foi divulgada pelo criador do jogo, David O’Reilly, em seu Twitter. De acordo com o júri, Everything “além de divertido, possua um forte tema poético e filosófico. Ele serve um grande propósito educacional, incluindo uma importante posição política que nos encoraja a dissolver nossos egos e a ver o mundo sob uma nova perspectiva”.

O que fez o jogo ser considerado um curta é que ele possui um modo “expectador” em que o jogador pode ativar os ciclos de interação entre os objetos para ocorreram automaticamente, podendo apenas assistir e ver o que vai acontecer a partir dessa aleatoriedade.

De qualquer forma, é improvável que o jogo abra seu caminho até o Oscar: para tanto, ele precisa de votos da Academia de Belas Artes dos EUA, que provavelmente irá ignorar o game.

Caso tenha interesse e conferir o título por si mesmo, ele está disponível para PC e PS4.